sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Coraline

Depois de The Nightmare Before Christmas (1993), onde Henry Selick trabalhou com Tim Burton, utilizando a técnica stop-motion, dificilmente lhe surgiria outro projecto no campo da animação tão aliciante. Coraline e a Porta Secreta é uma adaptação do conto original de Neil Gaiman, que escreveu também a banda-desenhada Sandman.
Na versão original, Dakota Fanning dá voz a Coraline. Já na versão portuguesa foi Nuno Markl, o responsável pela tradução, que contou com a participação de artistas como Ana Bola, Maria Rueff, Nuno Lopes para as vozes.

Coraline é um filme sobre relações entre pais e filhos e a necessidade de comunicação entre ambas as partes: de os pais ouvirem e compreenderem os filhos e de os filhos também compreenderem os pais. A porta secreta de Coraline é um mundo completamente à parte e paralelo aquele que é real. É um espaço de evasão, onde aparentemente, tudo é melhor.

Esta é uma obra-prima actual e repleta de componentes noir, mas que transportam um sentido familiar e de grande inteligência e complexidade.

Tem cuidado com o que desejas...

Título original: Coraline (2009)Realização: Henry SlickArgumento: Henry Selick e Neil GaimanVozes: Dakota Fanning, Teri Hatcher, Jennifer Saunders, Dawn French e Keith DavidVersão portuguesa: Nuno Markl (tradução), Ana Bola, Carla Garcia, João Teixeira, José Neves, Maria Rueff, Nuno Lopes e Paula Fonseca (vozes).

Sinopse:
Uma jovem rapariga, Coraline atravessa uma porta secreta, na sua nova casa, e descobre uma versão alternativa da sua vida. À primeira vista, esta realidade paralela é estranhamente parecida com a vida real – mas muito melhor. Mas quando este maravilhoso conto se torna perigoso e a sua mãe contrafeita tenta ficar com ela para sempre, Coraline dependerá da sua firme determinação, coragem, a ajuda de vizinhos e de um gato que fala, para salvar os seus pais verdadeiros e algumas crianças fantasma, e assim voltar para casa.


Publicada por PattieWorld em Setembro 2009

Sem comentários: